ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DE PROCESSOS FONOLÓGICOS EM ADULTOS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO.
BEIJA, Carolina Sugijama ; MONACO, Maria Beatriz Prescott ; LAULETTA, Mariana ; MELLO, Paola ; SILVA, Thaís Alexandre ; GOMES, Raquel Fornaziero
Resumo
Objetivo: Analisar a ocorrência de processos fonológicos em adultos com transtorno fonológico. Método: X adultos, diagnosticados com transtorno fonológico, sem terapia fonoaudiológica anterior. Todos foram submetidos à prova de imitação do Teste de Fonologia-ABFW. Além disso, foi coletada fala espontânea para a identificação dos diversos tipos de processos fonológicos.Resultado:Conclusão:
Descritores: Transtorno fonológico; Avaliação; Fala; Processos fonológicos; Adultos.
Introdução
O transtorno fonológico caracteriza-se pela manifestação na linguagem oral (Wertzner, 2000) do uso inadequado de processos fonológicos, podendo ocorrer distorções, omissões ou substituições dos sons de uma determinada língua (Arold, 1976).
Essa alteração pode estar associada a percepção auditiva, produção dos sons (Arold, 1976) e dificuldade de organização das regras fonológicas.A causa do transtorno fonológico é indefinida (Wertzner, 2000), apesar de existirem alguns fatores correlatos, sendo eles: atraso de fala genético, otite média com efusão, apraxia de desenvolvimento, envolvimento psicológico (atraso de fala envolvendo desenvolvimento psicossocial) e erros residuais (Shriberg, 1999, 2002, 2004; Shriberg et al. , 2001; Shriberg et al. , 2003; Wertzner et al. , 2007).
É muito comum a freqüência desse transtorno em crianças (Wertzner, 2003). No entanto, poucaspesquisas foram realizadas em adultos com esse tipo de distúrbio. Logo, essa pesquisa tem como objetivo a análise da ocorrência de processos fonológicos nesses indivíduos a partir de provas de palavras e coleta da fala espontânea.
Método
Essa pesquisa recebeu a aprovação da Comissão Ética para análise de projetos de pesquisa (CAPESP) sob o número W. Todos os indivíduos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além disso, os participantes responderam à anamnese.
Foram analisados X adultos, sendo N do gênero masculino e M do gênero feminino. Todos os indivíduos foram previamente diagnosticados no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em fonologia, que reside no Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A inclusão dos adultos analisados foi baseada nos seguintes critérios: possuir o transtorno fonológico diagnosticado, ter idade a partir de dezoito anos completos e nunca ter passado por algum tipo de tratamento fonoaudiológico.
Essa pesquisa se utilizou de anamnese, avaliação audiológica, prova de imitação do teste de fonologia ABFW (Wertzner, 2000) e avaliação do sistema miofuncional oral.
Os materiais utilizados na coleta de dados foram uma filmadora e um gravador para a amostra de áudio e imagem para transcrição e análise das respostas da prova de imitação e fala espontânea, e protocolos específicos.
Os protocolos das provas de imitação foram analisados de acordo com a descrição no teste de ABFW (Wertzner, 2000). Já a coleta de fala espontânea foi realizada a partir de uma amostra de cinqüenta substantivos ditos por cada indivíduo analisado por meio de entrevistas.
Processos Fonológicos
- redução de sílaba (RS)
- harmonia consonantal (HC)
- posteriozação para velar (PV)
- posteriozação para palatal (PP)
- frontalização de palatal (FP)
- frontalização de velar (FV)]
- simplificação de líquida (SL)
- simplficação do encontro consonantal (SEC)
- simplificação da consoante final (SCF)
- sonorização de plosiva (SP)
- sonorização de fricativa (SF)
- ensurdecimento de plosiva (EP)
- ensurdecimento de fricativa (EF)
Foram identificados os processos fonológicos de cada indivíduo e calculadas as médias de ocorrência na amostra estudada, tanto na prova de imitação como na de fala espontânea. Posteriormente, foram comparadas as médias de ocorrência dos processos produzidos em ambos os testes.
Resultado
Discussão
Conclusão
Um comentário:
Olá Pessoal!
Muito legal o blog!
O trabalho ficou muito "arris to be narris"!
Parabéns!
Postar um comentário